Valorização da Mediação

Valorização da Mediação – Brasil adere à Convenção de Singapura

Parabéns Brasil!

No último dia 04 de junho o Brasil deu um grande passo na consolidação cada vez mais maior da Mediação como método de solução de disputas e conflitos, assinando a Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Acordos de Liquidação Internacionais Resultantes de Mediação (Convenção de Singapura), passando a fazer parte de um grupo de mais de cinquenta países que apoia e utiliza o método em suas relações comerciais. 

A Convenção de Cingapura visa facilitar o comércio internacional, tornando a mediação um método eficiente e confiável para resolver disputas, ao lado de arbitragem e litígio. Antes da Convenção de Cingapura, um acordo internacional de mediação carecia de aplicabilidade por si só. Isso significava que, se a parte vencida não cumprisse voluntariamente o resultado de uma mediação, a parte inocente teria que iniciar um processo de arbitragem ou litigioso por violação de contrato e, posteriormente, buscar fazer cumprir a sentença arbitral ou sentença judicial resultante para obter a reparação solicitada, o que causaria despesas adicionais e perda de tempo. 

A assinatura da Convenção pelo Brasil o coloca no mapa dos países que utilizam a Mediação em suas relações comerciais internacionais, atraindo investidores e facilitando a resolução de disputas empresariais e comerciais. 

Nosso escritório incentiva e trabalha com métodos adequados para solução de controvérsias, e apoia incondicionalmente esse movimento cada vez mais crescente de valorização da Mediação. 

Parabéns a todos os envolvidos!